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Quem somos

Estamos engajados na pesquisa acerca do desenvolvimento e avaliação de diferentes modalidades de intervenções grupais, familiares e comunitárias para prevenção e promoção de saúde mental em crianças, adolescentes, jovens e adultos. Concebemos cada transição de vida como oportunidades para promover saúde mental e prevenir riscos ou problemas que prejudiquem a saúde e o desenvolvimento humano. Dentre estas transições desenvolvimentais, temos especial interesse na primeira gestação, nas relações de namoro, no ingresso na universidade e na aposentadoria. As intervenções que temos estudado utilizam estratégias diversas, como oficinas participativas, intervenções breves, grupos psicoeducativos, educação de pares, visitas domiciliares e intervenções personalizadas via internet.

Estas intervenções são dirigidas ao fortalecimento de diversas competências e fatores protetivos associados à saúde mental, como habilidades sociais, habilidades de vida, habilidades parentais, vínculos afetivos, direitos sexuais e reprodutivos, habilidades de manejo de estresse, sentido da vida, tomada de decisão financeira, mindfulness, valores e aceitação.  Os contextos de aplicação incluem serviços de saúde, serviços de assistência social, escolas, universidades e organizações de trabalho ou outros que nos permitam o acesso a pessoas que estejam vivenciando a parentalidade, as relações com pares, as relações de namoro, o ensino formal ou a aposentadoria. Alguns de nossos estudos são desenhados, especificamente, para prevenir fatores de risco associados à saúde mental, como a violência contra bebês, a violência no namoro, a homofobia, a gravidez precoce, e transtornos mentais, como a depressão entre adolescentes e idosos.

Comumente, as pesquisas acerca de intervenções para prevenção e promoção de saúde mental que desenvolvemos são enriquecidas por outros estudos complementares, tais como revisões sistemáticas da literatura; avaliações de necessidades prévias ao desenvolvimento de programas; criação, adaptação e validação de instrumentos de avaliação; adaptação cultural de programas produzidos em outras culturas; avaliações de eficácia e efetividade de programas; avaliações de impacto de treinamento profissional para a disseminação de programas e interlocução com as políticas públicas tendo em vista a difusão de tecnologias para prevenção e promoção de saúde mental.