Go to Top

Capítulos de livros

MENEZES, S. S., LEANDRO-FRANÇA, C., PARADA, P. O. & MURTA, S. G. (2019). Determinantes psicossociais da violência no namoro: subsídios para a construção de intervenções preventivas. Em Queiroz, E., Brasil, K., Lordello, S., & Antloga, C. Eds. Psicologia Clínica e Cultura Contemporânea 4. (p. 331-353). Brasília: Technopolitik.

LUZ, J. M. O., MURTA, S. G., FONTAINE, A. M. G. V., & RIQUE NETO, J. (2019). Preditores de eficácia de intervenções para promoção do perdão: lições para o desenho de novas intervenções. Em Queiroz, E., Brasil, K., Lordello, S., & Antloga, C. Eds. Psicologia Clínica e Cultura Contemporânea 4. (p. 575-595). Brasília: Technopolitik.

MURTA, S. G., MENEZES, J. C. L., PEDRALHO, M. S., ROCHA, V. P., NOBRE-SANDOVAL, L. A., & ALÓ, C. (2018).  Programa Famílias Fortes: da teoria à prática preventiva ao abuso de drogas. In: Aberta: Portal de formação à distância: sujeitos, contextos e drogas [recurso eletrônico]. Florianópolis: SEAD.

MURTA, S. G.; SANTOS, K. B. (2018). Desenvolvimento de programas preventivos e de promoção de saúde: aplicações a problemas relacionados ao campo de álcool e outras drogas. In: Aberta: portal de formação à distância: sujeitos, contextos e drogas [recurso eletrônico]. Florianópolis: SEAD.

MURTA, S. G.; SANDOVAL, L. A. N.; PEDRALHO, M. S.; TAVARES, T. N. G.; RAMOS, C. E. P. L. (2018). Evaluación del proceso de implementación del Programa Famílias Fortes para Brasil: una evaluación por triangulación de métodos. In: Intervenciones efectivas en prevención familiar de drogas. Barcelona: Ediciones OCTAEDRO, p. 65-84.

SANTOS, K. B.; MURTA, S. G. (2017). Rede social, qualidade da amizade e prevenção à violência entre parceiros amorosos na adolescência: da teoria à prática. In: Relações interpessoais no ciclo vital: conceitos e contextos. São Paulo: Vetor, p. 151-184.

SANTOS, K. B.; MURTA, S. G. (2017). Violência no namoro: aspectos conceituais e horizontes para a prevenção In: Psicologia Clínica e Cultura Contemporânea 3. Brasília: Tecnopolitik, 2017, p. 521-555.

BARLETTA, J. B.; MURTA, S. G.; GENNARI, M. S.; CIPOLOTTI, R. (2016). O desenvolvimento da relação médico-paciente na graduação de medicina: o olhar dos estudantes sobre o ensino das habilidades sociais. In: O estudante universitário brasileiro: características cognitivas, habilidades relacionais e transição para o mercado de trabalho. Curitiba: Appris, p. 177-190.

BARBOSA, L. M.; ZANETT, B. R.; SANTOS, B. S.; MURTA, S. G. (2016). Promoção de saúde no envelhecimento: contribuições da Terapia de Aceitação e Compromisso. In: Terapias cognitivo-comportamentais com idosos. Novo Hamburgo: Sinopsys, p. 375-400.

MURTA, S. G., GÜNTHER, I. A., & GUZZO, R. S. L. (2015). Prevenção e promoção em saúde mental no curso de vida: indicadores para a ação. In Murta, S. G., Leandro-França, Santos, K. B., & Polejack, L. (Eds). Prevenção e Promoção em Saúde Mental: Fundamentos, Planejamento e Estratégias de Intervenção (pp. 75-92). Novo Hamburgo: Sinopsys.

MURTA, S. G. & SANTOS, K. B. (2015). Desenvolvimento de programas preventivos e de promoção de saúde mental. In Murta, S. G., Leandro-França, Santos, K. B., & Polejack, L. (Eds). Prevenção e Promoção em Saúde Mental: Fundamentos, Planejamento e Estratégias de Intervenção (pp. 168-191). Novo Hamburgo: Sinopsys.

SANTOS, K. B. & MURTA, S. G. (2015). Implementação de programas de prevenção e promoção no âmbito da saúde mental. In Murta, S. G., Leandro-França, Santos, K. B., & Polejack, L. (Eds). Prevenção e Promoção em Saúde Mental: Fundamentos, Planejamento e Estratégias de Intervenção (pp. 192-211). Novo Hamburgo: Sinopsys.

LEANDRO-FRANÇA, C., BARLETTA, J. B., MURTA, S. G., TAVARES, T. N. G. (2015). Intervenções breves aplicadas à prevenção e promoção em saúde mental. In Murta, S. G., Leandro-França, Santos, K. B., & Polejack, L. (Eds). Prevenção e Promoção em Saúde Mental: Fundamentos, Planejamento e Estratégias de Intervenção (pp. 341-368). Novo Hamburgo: Sinopsys.

MURTA, S. G., MIRANDA, A. A. V., BEZERRA, K. L. T., GALDINO, L., SANTOS, K. B. CANGUSSÚ, E. D. A., & MOORE, R. A.  (2015). Programa de prevenção à violência no namoro e promoção de empoderamento em adolescentes. In S. G. Murta, J. S. N. F. Bucher-Maluschke & G. R. Diniz (Eds.). Violência no Namoro: Estudos, Prevenção e Psicoterapia (pp. 205-228). Curitiba: Editora Appris.

BARLETTA, J. B., GENNARI, M. S., MURTA, S. G., & CIPOLOTTI, R. (2015). Situações consideradas difíceis no atendimento médico e as habilidades sociais: reflexões sobre o ensino e a formação profissional (pp. 44-71). In Z. A. P. Del Prette, A. B. Soares, C. S. Pereira-Guizzo, M. F. Wagner, & V. B. R Leme, Habilidades sociais: diálogos e intercâmbios sobre pesquisa e prática. Novo Hamburgo : Sinopsys.

MENEZES, J. C. L. & MURTA, S. G. (2015). Intervenções para o desenvolvimento positivo com crianças brasileiras: uma revisão integrativa (pp. 273-294).  In Z. A. P. Del Prette, A. B. Soares, C. S. Pereira-Guizzo, M. F. Wagner, & V. B. R Leme, Habilidades sociais: diálogos e intercâmbios sobre pesquisa e prática. Novo Hamburgo : Sinopsys.

MURTA, S. G., BEZERRA, K. L. T., & LEANDRO-FRANÇA, C. (2015). Usando o computador como estratégia para educação em saúde na adolescência: das intervenções via internet às intervenções personalizadas via internet. In M. I. G. Conceição, M. I. Tafuri & D. Chatelard (Eds.). Psicologia Clínica e Cultura 2 (pp. 325-345). Brasília: Technopolitik.

LUZ, J. M. O., MURTA, S. G., & AQUINO, T. A. A. (2015). Programas de promoção de saúde mental para adolescentes em grupo. In C. B. Neufeld (Ed). Intervenções cognitivo-comportamentais em grupo para crianças e adolescentes (pp. 52-71). Porto Alegre: Artmed.

MURTA, S. G. & BARLETTA, J. B. (2015). Promoção de saúde mental e prevenção aos transtornos mentais em terapia cognitivo-comportamental. In Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, Neufeld, C. B., Falcone, E. M. O. &. Rangé, B. (Eds.). PROCOGNITIVA, Programa de atualização em terapia cognitivo-comportamental. Ciclo 1. (pp. 9-62). Porto Alegre: Artmed Panamericana.

MENEZES, J. C. L., & MURTA, S. G. (2015). Saúde mental na infância e adolescência: Prevenção, promoção e políticas públicas. In: Ronzani, T. M., Sartes, L. M. A. , Perucchi, J. (Eds). Psicologia e Saúde Pública. Contribuições e Desafios (pp. 47 a 68). Ed UFJF: Juiz de Fora. 

BARLETTA, J. B., MURTA, S. G., CARDOSO, M. P., GENNARI, M. S., & CIPOLOTTI, R. (2014). Análise qualitativa da relação médico-paciente à luz das habilidades sociais: perspectiva de pacientes do SUS. In A. L. B. Fonsêca (Ed.). Comportamento, desenvolvimento e cultura (pp. 11-32). Editora CRV: Curitiba.

DEL PRETTE, Z. A., MURTA, S. G., CANGUSSÚ, E. D. A., & DEL PRETTE, A. (2014). Habilidades sociais, stress e violência no namoro. In M. Lipp & V. Tricoli (Eds.), Relacionamentos interpessoais no século XXI e o stress emocional (pp. 150-183). Novo Hamburgo: Sinopsys.

MURTA, S. G., GONZALES, L. M. B., & COSTA JUNIOR, A. (2014). Manejo de grupos de educação para aposentadoria. In S. G. Murta, C. L. França & J. Seidl (Eds.). Programas de educação para aposentadoria: como planejar, implementar e avaliar (pp. 68-83). Novo Hamburgo: Sinopsys.

MURTA, S. G., LEANDRO-FRANÇA, C., & BARBOSA, L. M. (2014). Pesquisa em avaliação de programas de educação para aposentadoria. In S. G. Murta, C. L. França & J. Seidl (Eds.). Programas de educação para aposentadoria: como planejar, implementar e avaliar (pp. 288-316).  Novo Hamburgo: Sinopsys.

SEIDL, J, LEANDRO-FRANÇA, C., & MURTA, S. G. (2014). Formatos de programas de educação para aposentadoria. In S. G. Murta, C. L. França & J. Seidl (Eds.). Programas de educação para aposentadoria: como planejar, implementar e avaliar (pp. 84-113). Novo Hamburgo: Sinopsys.

FRANÇA, L., BARBOSA, L. M. & MURTA, S. G. (2014). Projeto de vida, valores e ação comprometida. In S. G. Murta, C. L. França & J. Seidl (Eds.). Programas de educação para aposentadoria: como planejar, implementar e avaliar (pp. 267-286). Novo Hamburgo: Sinopsys.

DEL PRETTE, Z. A. P., FALCONE, E. M. O., & MURTA, S. G. (2013). Contribuições do campo das habilidades sociais para a compreensão, prevenção e tratamento dos transtornos de personalidade. In Carvalho, L. F. & Primi, R. (Eds.), Perspectivas em Psicologia dos Transtornos da Personalidade: Teoria e prática (pp. 326-358). São Paulo: Casa do Psicólogo.

GONZÁLES, L. M. B. & MURTA, S. G. (2013). O trabalho em grupo com idosos dependentes químicos. In Figlie, N. B. & Payá, R. (Eds.), Dinâmicas de Grupo Aplicadas ao Uso de Substâncias (pp.535-562).  São Paulo: Roca.

MURTA, S. G., DEL PRETTE, A., DEL PRETTE, Z., & ZANELLO, V. (2012). Sexismo e heterossexismo: do impacto sobre a saúde às possibilidades de prevenção. Em Viana, T. C., Fortunato, L. C. & Zanello, V. (Eds.) Psicologia Clínica e Cultura Contemporânea  (pp. 463-484). Brasília: Liber Livro.

MURTA, S. G. (2011). Aproximando ciência e comunidade: difusão de programas de habilidades sociais baseados em evidências. Em A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Eds.) Habilidades sociais: intervenções efetivas em grupo (pp. 83-114). São Paulo: Casa do Psicólogo.

MURTA, S. G., NOBRE, L. A., SANTOS, B. R. P., RODRIGUES, Í. O., MIRANDA, A. A. V., ARAÚJO, I, F., & FRANCO, C. (2011). Efectos de un programa de habilidades para la vida en creencias homofóbicas en adolescentes brasileños: un estudio comparativo. Em Quevedo-Blasco, R. & Quevedo-Blasco-Víctor, J. (Eds.). Situación Actual de la Psicología Clínica (pp. 94-97). San Sebastian (España): Asociación Española de Psicología Conductual.

ALVES, S. F. S. & MURTA, S. G. (2008). Vivenciando o Alívio e o Luto após o Divórcio: um Grupo de Manejo de Estresse para Mulheres. Em Murta, S. G. (Ed.) Grupos Psicoeducativas: Aplicações em Múltiplos Contextos. (pp. 133-150) Goiânia: Porã Cultural.

CARMO, M. P. C., MURTA, S. G., VERÍSSIMO, M. & SILVA, G. (2008). Sobre Amar ao Próximo e a Si Mesmo: um Programa de Habilidades Sociais para Crianças em Catequese. Em Murta, S. G. (Ed.) Grupos Psicoeducativas: Aplicações em Múltiplos Contextos. (pp. 31-46) Goiânia: Porã Cultural.

DINIZ, M. H. C., MURTA, S. G., MELO, R. S. & ALVES, S. F. S. (2008). Promoção de Saúde Sexual e Reprodutiva na Adolescência: uma Proposta de Oficina Psico-educativa no Programa de Atenção Integral à Família. Em Murta, S. G. (Ed.) Grupos Psicoeducativas: Aplicações em Múltiplos Contextos. (pp. 47-64) Goiânia: Porã Cultural.

FIGUEIREDO, F. R. & MURTA, S. G. (2008). Enfrentamento ao Alcoolismo na Família: Um Relato de Intervenção em um Grupo para Familiares. Em Murta, S. G. (Ed.) Grupos Psicoeducativas: Aplicações em Múltiplos Contextos. (pp. 166-180) Goiânia: Porã Cultural.

FLEURY, A. L. & MURTA, S. G. (2008). Contribuições do Treinamento em Habilidades Sociais para o Desenvolvimento de Adolescentes Trabalhadores. Em Murta, S. G. (Org.) Grupos Psicoeducativas: Aplicações em Múltiplos Contextos. (pp. 83-94) Goiânia: Porã Cultural.

MURTA, S. G. (2008). A prática grupoterápica sob o enfoque psico-educativo: uma introdução. Em Murta, S. G. (Ed.) Grupos Psicoeducativas: Aplicações em Múltiplos Contextos. (pp. 13-30) Goiânia: Porã Cultural.

MURTA, S. G., CAIXETA, T. D., SOUZA, K. L. & RIBEIRO, D. C. (2008). Avaliação de um Programa de Preparo para a Aposentadoria e Envelhecimento Bem-Sucedido. Em Murta, S. G. (Ed.) Grupos Psicoeducativas: Aplicações em Múltiplos Contextos. (pp. 181-196) Goiânia: Porã Cultural.

NUNES, F. C. & MURTA, S. G. (2008). Como Funciona um Grupo Psico-educativo: a Perspectiva de Policiais em um Grupo de Manejo de Estresse. Em Murta, S. G. (Ed.) Grupos Psicoeducativas: Aplicações em Múltiplos Contextos. (pp. 151-166) Goiânia: Porã Cultural.

RIEIRO, M. R. S., MURTA, S. G. & GAUY, F. V. (2008). Treinamento de Habilidades de Vida para Adolescentes em Tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil: a Experiência do CAPSi Água Viva. Em Murta, S. G. (Ed.) Grupos Psicoeducativas: Aplicações em Múltiplos Contextos. (pp. 65-82) Goiânia: Porã Cultural.

SANTOS, J. C. J. & MURTA, S. G. (2008). Efeitos de um Grupo de Manejo de Estresse em Servidores do Setor Público Agrícola. Em Murta, S. G. (Ed.) Grupos Psicoeducativas: Aplicações em Múltiplos Contextos. (pp. 109-124) Goiânia: Porã Cultural.

MURTA, S. G., DEL PRETTE, A., NUNES, F. C., & DEL PRETTE, Z. A. P. (2006). Problemas en la adolescencia: Contribuciones del entrenamiento en habilidades sociales. In M. R. Rio-Saldana (Ed.), Manual de intervención psicológica para adolescentes: Ámbito de la salud y educativo (Unidade 1, Cap. 2) Colombia (Bogotá): PSICOM Editores.

MURTA, S. G. (1999). Avaliação e manejo da dor crônica. Em M. M. Carvalho (Ed.) Dor: Um Estudo Multidisciplinar (pp. 174-195). São Paulo: Summus.