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Avaliação de resultados e de processo de uma intervenção para prevenção de vazio existencial entre adolescentes (2013-2015).

Na adolescência, quando o indivíduo se depara com os primeiros questionamentos existenciais, a sensação de falta de sentido da vida pode potencializar desfechos negativos em saúde mental. Assim, intervenções promotoras de sentido da vida para adolescentes tornam-se relevantes. Este estudo almejou replicar uma intervenção baseada em logoterapia para prevenção do vazio existencial entre adolescentes e avaliar o seu processo de implementação e resultados. Utilizou-se um delineamento quase-experimental, com medidas quantitativas e qualitativas, com 47 adolescentes residentes no Distrito Federal, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 17 anos, distribuídos em duas condições: experimental – GE (N=22) e controle – GC (N=25). Ambos os grupos foram submetidos às avaliações de pré-teste e pós-teste, quando foram utilizados a Ficha Sociodemográfica, o Questionário de Sentido da Vida e a Escala de Afetos Positivos e Negativos. Outros instrumentos utilizados no decorrer da intervenção foram: Diário de Emoções, Árvore da Minha Vida, Carta a um Amigo e Diário de Campo. Ao GE foi oferecida uma intervenção grupal, centrada na leitura de poemas, fábulas e parábolas e reflexões baseadas em uma relação dialógica. O GC não recebeu nenhum tipo de intervenção. A intervenção consistiu em seis encontros semanais de 150 minutos cada. Análise temática e teste t foram utilizados para a análise dos dados. Os resultados da avaliação de processo revelaram que os adolescentes se engajaram na intervenção e a perceberam como relevante e satisfatória. Verificou-se um aumento significativo na percepção de sentido de vida e diminuição de afetos negativos para o GE quando comparado ao GC. Conclui-se que a intervenção foi benéfica para os participantes. Sugere-se que estudos futuros façam uso de delineamentos experimentais com avaliações de seguimento e considerem a qualidade da implementação em novas replicações.