Go to Top

Desenvolvimento de Tecnologias para Prevenção Primária à Violência no Namoro (2011-2012).

Estudos nacionais apontam uma alta incidência de violência entre parceiros íntimos. Contudo, são poucos os estudos com amostras brasileiras direcionados ao fenômeno nas relações de namoro entre adolescentes. Estudos internacionais apontam que a perpetração da violência no namoro e a vitimização compartilham, em parte, os mesmos fatores de risco, como testemunhar violência entre os pais, ser vítima direta de violência pelos pais, conviver com amigos que são violentos com seus parceiros íntimos, ter crenças sexistas e ter déficits em habilidades sociais assertivas, de manejo da raiva e autocontrole emocional. A violência no namoro se configura como um precursor da violência intrafamiliar e está associada a outros danos à saúde mental, como abuso de drogas, depressão e transtorno de estresse pós-traumático. Tecnologias preventivas são de extrema relevância, podendo ter implicações para a abrangência e a qualidade dos serviços de promoção à saúde na adolescência. Propõe-se um estudo com os seguintes objetivos: (a) identificar as características de programas de prevenção à violência no namoro que são efetivos; (b) avaliar necessidades para a condução de um programa de prevenção à violência no namoro entre adolescentes e (c) desenvolver e avaliar efeitos de procedimentos para intervenções preventivas com adolescentes. Após as etapas preliminares do estudo (revisão sistemática da literatura e avaliação de necessidades), será conduzido um estudo experimental para avaliação dos efeitos de um programa embasado em habilidades sociais sobre o desenvolvimento de fatores de proteção à violência no namoro para jovens universitários. Espera-se que este estudo contribua para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras na área de prevenção em saúde na juventude.

Apoio: CNPq Edital MCT/CNPq/SPM-PR/MDA Nº 020/2010 – Pesquisas em temas de Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos (Processo 402579/2010-0).

Equipe: Sheila Giardini Murta, Bruna Roberta Pereira dos Santos, Camila Perna Santos Martins, Brisa Oliveira, Ana Aparecida Vilela Miranda, Eudes Diógenes Alves Cangussú, Karinne Bezerra Leissa,  Lydia Galdino Veras, Karine Brito dos Santos, Rafael Alberto Moore, Carlos Eduardo Paes Landim Ramos, Thauana Nayara Gomes Tavares e Marina Silva Ferreira da Costa.