Go to Top

Ensino de Habilidades de Vida: Uma Estratégia de Educação para o Exercício de Direitos Sexuais e Reprodutivos entre Adolescentes (2008-2010)

Esta pesquisa está fundamentada no modelo teórico bioecológico, na psicologia positiva e em pesquisas empíricas acerca de programas preventivos para promoção de resiliência e habilidades de vida na adolescência. Programas de habilidades de vida têm sido estudados com diversos focos preventivos, como a prevenção ao abuso de drogas, à gravidez precoce e à violência na escola. O uso destes programas para prevenção à violência de gênero e a homofobia, como tipos específicos de violência, não foi ainda descrito na literatura.  Este estudo compreende a construção, implementação e avaliação de um programa de prevenção universal à violência de gênero e homofobia, para adolescentes em contexto escolar. O programa a ser construído e avaliado aborda o desenvolvimento de habilidades de vida (autoconhecimento, resolução de problemas, tomada de decisão, pensamento crítico, pensamento criativo, comunicação assertiva, relacionamento interpessoal, empatia, manejo das emoções e enfrentamento ao estresse) no contexto das relações de gênero e dos direitos sexuais e reprodutivos. Será feito com adolescentes entre 12 e 14 anos, em escolas públicas. Um delineamento quase-experimental será utilizado, com grupo controle não equivalente. Serão conduzidas avaliação de processo e resultados do programa, por meio de medidas qualitativas e quantitativas.

Apoio: CNPq – Edital MCT/CNPq/MS-SCTIE-DECIT/CT – Saúde 22/2007 (Processo 551319/2007-0). CNPq – Bolsa Pós-Doutorado (Processo 150091/2009-5).

Equipe: Sheila Giardini Murta, Isabela de Oliveira Rosa, Jordana Calil Lopes de Menezes, Marcella Regina Silva Rieiro, Ohary de Sousa Borges, Silvia Guimarães de Paulo, Verônica de Oliveira, Danilo Cruvinel Ribeiro, Victor Hugo de Miranda, Bruna Roberta Pereira dos Santos, Larissa Almeida Nobre , Ivy Fonseca de Araújo, Ana Aparecida Vilela Miranda, Ísis de Oliveira Rodrigues, Claudio Teodoro Peixoto Franco, Almir Del Prette e Zilda Del Prette.